Compliance

Compliance quer dizer conformidade, dentro desta temática é possível abordar diversos seguimentos como: ESG, políticas internas, prevenções à fraude e corrupção, matriz e análise de risco, certificações, padronização procedimental, cumprimento integral da legislação vigente, dentre outros.
 

O compliance é um dos mecanismos garantidores da manutenção e preservação da reputação empresarial, mitigando riscos e fomentando uma relação de confiança com todas as partes interessadas.
 

Principais Benefícios da aderência aos Programas de Compliance

 
Mitigação de Riscos:
Através da identificação e gerenciamento de potenciais riscos é possível antever-se sobre questões institucionais sensíveis, fazendo com que as decisões sejam tomadas de maneira mais acertada, minimizando a possibilidade de acionamento judicial e extrajudicial, bem como, sancionamentos diversos.

Gestão da Reputação:
Após o marco da era digital, as informações estão na ponta dos dedos atualizadas em nanosegundos, as exposições de imagem, reputação e fama positiva e negativa, espalham-se rapidamente, assim, um programa de compliance robusto, independente, que abarca todas as posições hierárquicas demonstram o comprometimento da instituição com boas práticas e responsabilidade institucional.

Eficiência Operacional:
Implementar processos de Compliance otimizará custos e fluxos das operações, através do estabelecimento de diretrizes e procedimentos claros, acarretando maior eficiência e consistência nos negócios.

Construção de Confiança:
O novo Mercado de bolsa, a Lei de Licitações e diversas empresas tem por marco tratar de negócios apenas com as empresas que estão adotando processos e procedimentos de compliance, uma vez que, demonstrada a integridade e confiabilidade da instituição.

ESG:
Uma cultura pautada em práticas ESG, há promoção de ambiente seguro, respeitoso e confiável para o trabalho, assim, a percepção do valuation institucional é aumentado, tanto para os colaboradores, quanto para os demais envolvidos, uma vez que, uma empresa que adota comportamentos éticos é melhor avaliada no mercado.

Educação e Treinamento:
Sessões de treinamento regulares e workshops para funcionários de todos os níveis, para mantê-los informados sobre os últimos regulamentos e políticas internas.

Auditorias Internas:
Realização de auditorias internas periódicas para garantir que os processos e procedimentos estejam sendo cumpridos em sua integralidade, bem como, tratar da identificação melhorias a serem realizadas.

Políticas Claras:
Desenvolvimento e manutenção de políticas e procedimentos claros e acessíveis a todos os níveis hierárquicos, em especial a política “tone from the top”, que deverão ser atualizados regularmente para refletir novos regulamentos.

Comunicação Aberta:
Incentivo a comunicação sem temor de retaliações, com canal de denúncias bem parametrizados e o incentivo constante a todas as partes interessadas que relatem potenciais questões de conformidade livremente.
 

Vantagens em implementar Programas de Compliance

 
Financeira:
Prevenção à lavagem de dinheiro, conformidade com regulamentos financeiros e contábeis, gestão de riscos financeiros, relatórios financeiros precisos e transparentes.

Recursos Humanos:
Conformidade com leis trabalhistas e regulamentos de emprego; políticas afirmativas; treinamento e desenvolvimento de pessoas; processos de contratação e demissão.

Segurança e Privacidade de Dados:
Proteção de dados pessoais; segurança cibernética e proteção contra violações de dados; gestão de consentimento e direitos dos titulares de dados e Implementação de políticas de privacidade e segurança.

Ambiental:
Conformidade com regulamentos ambientais; Gestão de resíduos e redução de emissões; Uso sustentável de recursos; Relatórios de sustentabilidade e impacto ambiental.

Saúde e Segurança no Trabalho:
Conformidade com normas de segurança no trabalho; implementação de políticas de saúde e segurança ocupacional; treinamento de funcionários em práticas seguras de trabalho; monitoramento e prevenção de riscos no ambiente de trabalho.

Relações com Clientes e Consumidores:
Proteção ao consumidor e conformidade com seus direitos; transparência e melhores práticas de marketing e publicidade; garantia da qualidade e segurança dos produtos/serviços; gestão de reclamações e feedback dos clientes.

Governança Corporativa:
Conformidade com regulamentos de governança corporativa (ex.: Código de Melhores Práticas); transparência e ética nas práticas de governança; implementação de políticas de conformidade e ética empresarial; supervisão e auditoria internas e externas.

Comércio Internacional:
Conformidade com regulamentos de importação e exportação; sanções e embargos comerciais; normas e regulamentações alfandegárias; gestão de riscos de conformidade em operações internacionais.

Essas áreas são cruciais para garantir que a empresa opere nos parâmetros legais e éticos, promovendo a sustentabilidade, confiança e reputação positiva no mercado.